TERRA CRUA

P1010077DSC03399DSC08949

VEJA FOTOS E IMAGENS DE ALGUMAS OBRAS E CURSOS EXECUTADOS POR NÓS

A Construção com Terra crua é uma técnica construtiva que conceitualmente utiliza o solo sem queima (cozimento) como principal material construtivo. A terra é denominada em termos técnicos de solo, que é entendido como o produto da decomposição de rochas, elementos minerais e/ou orgânicos.

Também é de comum denominar construções onde a utilização da maioria dos elementos construtivos são de Terra Crua, como Arquitetura de Terra.

O gasto nulo de energia, o excelente potencial de conforto térmico e acústico, o grande potencial de reciclagem, a grande disponibilidade e produção zero de lixo e poluentes, fazem com que as construções com terra crua sejam vistas como uma das alternativas mais coerentes e viáveis para minimização dos impactos indesejáveis da construção no meio ambiente e nas pessoas que usufruem dos espaços construídos. 

Em todos os continentes, e ao longo de toda história da humanidade, o solo tem se mostrado, por diversas razões (custo, abundância, trabalhabilidade etc.), o material de construção que mais esteve ao alcance do homem em seus estágios de evolução, inclusive nos dias atuais.

Registros das mais variadas modalidades de obras (edificações, estradas, barragens, contenções etc.), que chegam a datas de mais de 9.000 anos, são encontrados em sítios arqueológicos e patrimônios históricos de civilizações anteriores, tais como a chinesa, a egípcia, a romana e até a civilização americana pré-colombiana, entre outras. 

É importante ressaltar que, ainda hoje, devido à abundância, o solo é dos recursos naturais o mais representativo para suprir uma importante necessidade básica do homem – a moradia. Temos atualmente mais de ¾ das construções fora dos centros urbanos construídos com terra. 

No entanto, o bom desempenho recomendado para edificações construídas com “terra” é essencialmente governado pelo tipo de tratamento tecnológico direcionado à potencialização de certas propriedades que tornem o solo um material tecnicamente competitivo com o concreto e o aço.

 

As principais vantagens das construções com terra;

1 - São construções extremamente saudáveis, seguras, duráveis e com alto padrão de sustentabilidade

2 - Confortos acústicos e térmicos de até 30% em relação às coberturas convencionais

3 - Qualidade higroscópica da terra crua permite uma permeabilidade seletiva, otimizando as trocas gasosas e a dispersão da umidade. As paredes “respiram”

4 - Diminuição da variação de temperatura no interior das edificações ou baixa amplitude térmica

5 - Não derruba árvores para queima e não lança CO2 na atmosfera, minimizando o efeito estufa

6 - Tem acabamento natural de alto padrão estético e de grande durabilidade

 

As principais técnicas de construção com terra crua que utilizamos em nossos projetos são:

TIJOLO DE ADOBE              TAIPA DE MÃO (PAU-A-PIQUE)         

TAIPA DE PILÃO                TAIPA ENSACADA (SUPERADOBE) 

COB (TERRA EMPILHADA)       BTC (BLOCO DE TERRA COMPRIMIDA)         

TINTAS DE TERRA              ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.biohabitate.com.br

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!