TINTA DE TERRA - CASA BRANCA

03/10/2010 11:53

CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DA OFICINA E DA CASA PINTADA

Uma grande amizade surgiu junto com uma forte vontade de contribuir na materialização do sonho do irmão André Sampaio, engenheiro sanitarista especializado em tratamento de efluentes e membro da ONG - Quatro Cantos do Mundo; 

André é morador do vilarejo de Casa Branca e quando o conheci estava na missão, colocando sua casa de pé no arborizado terreno que é sua atual morada.

Ofereci para o André, contribuição na fabricação de toda a Tinta de Terra que seria preciso para pintar as paredes externas e internas da sua nova casa, sabendo que ele tem preocupação com a salubridade e sustentabilidade dos ambientes que freqüenta e mora. 

Com a contribuição de um grupo unido e super empolgado, eu, a arquiteta Deborah Cimini e o André Sampaio organizamos uma oficina para juntarmos forças e "explandir" as inúmeras vantagens de utilizarmos a tinta de terra para pintarmos nossas casas e locais de trabalho. Com a participação de amigos e moradores de Casa Branca tivemos um ótimo dia de troca de saberes e multirão para fazer e aplicar a tinta de terra.

Fizemos uma tinta especial, com a participação de todos que estavam presentes. Pintamos algumas paredes no dia da oficina, e o André e o Zezeco depois terminaram o restante da pintura.

Na semana passada o André abriu as portas da sua casa para a TV PUC minas fazer uma entrevista comigo sobre construções e técnicas construtivas saudáveis e sustentáveis. Foi muito divertido a gravação, toda a equipe foi bastante cordial, e o programa deve ir ao ar ainda essa semana. 

Obrigado a todos que contribuiram com a oficina e com a pintura na Casa do estimado André Sampaio.

FLÁVIO DUARTE - Arquiteto, Geobiólogo e Bioconstrutor

Voltar
www.biohabitate.com.br