RADIOATIVIDADE NAS CONSTRUÇÕES

08/10/2010 11:17

Medição Radioatividade em Granito usado para revestimento na construção civil 2Medição Radioatividade em Granito usado para revestimento na construção civil 1

Dentre os fatores de salubridade dos ambientes construídos; as radiações ionizantes são consideradas as que possuem maior potencial de gerar dano à nossa saúde.

Ionizantes são aquelas radiações que possuem muita energia, sendo capazes de arrancar elétrons dos átomos e quebrar ligações químicas em moléculas, deixando–os eletricamente desequilibrados.

Na natureza existem substancias e elementos químicos que tem a propriedade de emitir radiação ionizante naturalmente, é o que chamamos de radioatividade. Esses elementos possuem os núcleos de seus átomos instáveis, e em “busca da estabilidade” emitem radiações através de partículas (nêutrons, alfa, beta) ou ondas eletromagnéticas (gama) de altíssimas freqüências.

À radioatividade pode causar danos significativos à saúde das pessoas expostas a níveis superiores aos aceitáveis, uma vez que sua interação com a matéria viva pode inclusive causar alterações genéticas na molécula de DNA.

Na construção de uma edificação que busque promover a saúde de seus usuários, devemos dar atenção aos níveis de radioatividade do local onde será construído o edifício, além de escolhermos materiais de construção com baixos níveis de radioatividade.

Para lidar com por radioatividade deve se dar atenção à boa ventilação dos ambientes construídos, principalmente, em locais onde a radiação de fundo é elevada (como é o caso de algumas regiões, como na cidade de Poços de Caldas e outras). Com a renovação do ar os gases radioativos  e as partículas ionizadas pela radiação, são levadas para fora dos ambientes internos.

Sob a superfície do solo pode existir formações rochosas que contenham minerais e substancias radioativas, como por exemplo o urânio, o tório e o gás radônio, assim também é muito importante deixar um espaço vazio entre o solo e o primeiro piso da edificação; onde o ar possa circular e ser renovado constantemente, principalmente quando o edifício for ser usado mais de quatro horas diárias.

Também é muito importante, em locais em que a radioatividade de fundo é acima da média, minimizar ao máximo a ocorrência de outros focos de radioatividade dentro dos ambientes construídos, principalmente na escolha dos materiais de construção, acabamentos e utensílios domésticos.

Veja no link abaixo como era comum o uso produtos e utensílios com substancias radioativas antes de se descobrir como esse tipo de radiação é prejudicial a saúde.

 10 produtos radioativos que o povo usava.pdf (519,3 kB)

Nas regiões onde já existe a ocorrência de radioatividade elevada, deve-se constatar que os agregantes naturais utilizados na construção civil, como argilas, cerâmicas, areias, cimento, pedras laminadas e britadas, também não possuam radioatividade elevada.

Dependendo da origem da matéria prima, os tijolos cerâmicos, as cerâmicas vitrificadas (para revestimentos, pratos, canecas e utensílios), as pedras de revestimento e de bancadas (como o granito, a ardósia e o gnais), podem ser contribuintes consideráveis de radiações ionizantes nos ambientes construídos.

Para escolha de granitos para revestimentos de piso e bancadas por exemplo, devemos dar atenção especial ao nível de radioatividade das pedras escolhidas, principalmente aquelas que serão usadas em áreas de permanência prolongada (salas, cozinhas, quartos e escritórios).

As rochas graníticas podem conter tório, urânio e outros minerais radioativos em sua composição.

Os níveis de radioatividade devem ser aferidos antes da aquisição das pedras de granitos e dos demais materiais de construção que podem possuir alta radioatividade.

Veja nos links abaixo os fatores de risco e os padrões salubridade considerados pela Biologia da Construção (Geobiologia)  

www.biohabitate.com.br/novidades/fatores-de-saude/ 

www.biohabitate.com.br/novidades/normas%20de%20medi%c3%a7%c3%a3o/

Existem alguns materiais de construção que possuem baixa ou nenhuma radioatividade natural, assim eles devem ter preferência na hora de construir. O gesso natural, o cimento branco, as pedras calcárias e as fibras naturais são alguns exemplos desses materiais.  

Como citado acima, alguns cuidados  podem ser usados para minimizar a quantidade de radioatividade em um ambiente, porém existem locais que devido a elevada radiação natural de fundo não são indicados para construções onde terá permanência humana por longos períodos diários.

Para realizar as medições dos níveis de radioatividade desses locais e dos materiais de construção, o ideal é contratar um profissional habilitado que possua o medidor de radioatividade calibrado. No Brasil alguns Geobiólogos e Engenheiros de Segurança do Trabalho possuem equipamentos que são capazes de mensurar os níveis de radioatividade de ambientes construídos, naturais e materiais de construção.

Uma curiosidade é que alguns antigos locais ritualísticos, como círculos de pedras e catedrais góticas e romanas, foram construídos sobre locais com fortes intensidades de radiação com o intuito de facilitar a busca por estados de consciência alterada. Também nesses templos existia um estudo minucioso de padrões geométricos e formas físicas dos ambientes, uma vez que a forma combinada com outros fatores ajudava a edificação a cumprir seu papel.

O uso de formas, cores, padrões geométricos e intenções especificas não é capaz de minimizar fisicamente a radioatividade de uma construção, porém o que pode acontecer é uma atuação benéfica em níveis mais sutis de energia, favorecendo, por exemplo, a resposta do sistema imunológico quando em interação com determinada radiação.

Voltar
www.biohabitate.com.br